Dúvidas Frequentes
O diagnóstico de DC pode ser feito sem biópsia?
Não. Como existem outras doenças parecidas com a DC, só a biópsia permite definir com exatidão se o individuo possui doença celíaca.
Para que servem os outros exames solicitados pelos médicos?
Quando o paciente descobre que possui a DC, suas funções do intestino podem estar muito alteradas. Os exames que se fazem habitualmente permitem detetar estas alterações e as suas consequências.
É verdade que existem famílias de celíacos?
Sim. Os fatores genéticos que condicionam a ocorrência da doença levam a informação que aproximadamente 10% dos familiares diretos de um celíaco possam ser celíacos. Isto quer dizer que numa família podem existir vários casos mas com sintomas de intensidade diferente.
A Doença Celíaca é uma doença hereditária?
Os fatores genéticos já referidos criam apenas uma “predisposição”, um “bom ambiente”, para o aparecimento da doença mas não determinam a doença celíaca como sendo uma doença hereditária.
A amamentação tem alguma influência no aparecimento da doença?
Não. A amamentação é um “fator protetor” da saúde do bebe, mas não previne nem tampouco transmite a doença celíaca.
Um celíaco pode ter uma vida igual à das outras pessoas?
Sim, mas desde que cumpra a dieta. Só se torna doente se não cumprir a dieta.
A doença celíaca afeta a vida sexual?
Também aqui não há qualquer motivo para receios: desde que a dieta seja cumprida o celíaco pode ter uma vida sexual idêntica à de qualquer outra pessoa. Quando a restrição de glúten não é respeitada estão descritos quadros de baixa fertilidade, impotência, irregularidade nos períodos menstruais, etc.
O malte e o extrato de malte aparecem muitas vezes mencionados na composição de alguns produtos. O celíaco pode consumir algum destes produtos?
Não. O malte e o extrato de malte são derivados da cevada. Por uma questão de segurança, o celíaco deve excluir de sua alimentação todos os produtos alimentares que contenham o malte ou extrato de malte. composições.
A dextrina-maltose ou maltodextrose é outra substância que aparece muitas vezes mencionada. Também faz mal?
Ao contrário do que o nome parece sugerir, esta substância pode ser utilizada sem riscos na alimentação do celíaco. Da mesma forma o xarope de glucose é considerado inofensivo, apesar de derivar dos cereais proibidos.
Como fazer quando somos convidados para uma festa de aniversário?
Antes de ir a uma festa, converse com quem vai dar a festa antes, para saber a ementa. Se for possível sugira que sejam servidos alimentos sem glúten. Se não convém levar consigo os alimentos de que precisa.
Tenho visto que alguns produtos sem glúten incluem o trigo-sarraceno. Será seguro?
O trigo-sarraceno não é de fato trigo, nem tão pouco um cereal. É 100% seguro para os celíacos, apesar do nome que tem. Também a quinoa não tem glúten.
Na composição há por vezes palavras que deixam dúvidas. Como fazer então?
A regra de ouro do celíaco é: em caso de dúvida não consumir até conseguir o esclarecimento adequado. Mas pode dizer-se que os conservantes e os emulsionantes não têm geralmente qualquer risco enquanto o amido ou os espessantes podem referir-se a substâncias com glúten e que não devem portanto ser utilizadas.
A composição de uma determinada marca de produtos não é sempre a mesma?
Não e sofre por vezes alterações significativas sem que isso implique a sua modificação. Por isso o celíaco deve habituar-se a consultar a composição dos produtos para ter a certeza de que tudo continua em ordem.
As hóstias distribuídas na Comunhão são feitas com farinha de trigo. Isto significa que um celíaco não pode comungar?
Só poderá fazê-lo com hóstias isentas de glúten , ja são fabridadas em vários locais, ou comungar sob a espécie de vinho.
O celíaco pode tomar qualquer medicamento?
Os medicamentos sob a forma de comprimidos ou cápsulas podem apresentar trigo em sua composição; converse com seu médico para esclarecimento de dúvidas.
O celíaco pode tomar qualquer café?
Não. O pó de Café pode estar misturado com Cevada, portanto terá que se certificar da composição.
O meu filho celíaco pode brincar com plasticina?
Atenção com o que a criança brinca na escola, receitas caseiras de tintas, aulas de culinária podem expô-la ao glúten. Converse com a Direção e a equipe pedagógica sobre a Doença Celíaca e peça ajuda para que a criança possa permanecer segura no ambiente escolar.
O celíaco pode trabalhar numa fábrica de massas ou numa padaria?
Não. Quando alguém manipular farinhas proibidas, o celíaco não deve estar próximo pois o pó da farinha de trigo se espalha e pode provocar lesões na pele de celíacos muito sensíveis ao glúten.
Então quais outros alimentos podem estar contaminados?
O recheio da pizza, os legumes e carnes de uma sopa feita com massas com glúten, alimentos fritos em óleo que foi utilizado para fritar alimentos com glúten (batatas pré-fritas congeladas, almondegas), bolos sem glúten e pratos cozinhados ao mesmo tempo que com bolos com glúten, entre outros.
Existe alguma lei que proteja a saúde do celíaco?
Os fabricantes são obrigados a rotular se contém ou não contém glúten nas embalagens de todos os alimentos industrializados.
Infelizmente ainda existe algum desconhecimento e incumprimento destas obrigações com o problema da contaminação sem uma devida análise da total inexistência de glúten. A contaminação pode acontecer durante a plantação e/ou colheita, na armazenagem, no transporte, no processo de fabricação e embalagem.
O celiaco tem o direito de pedir uma refeição sem glúten nas viagens de avião?
As empresas aéreas preparam um menu especial para os celíacos mas o mesmo deve ser solicitado no momento da compra da passagem.